by Ary Pradi
via http://airboysteam.com/
No Festival Coupe Icare em St Hilaire na França 2012 a FAI representada
pela CIVL e a PMA “Paragliding Manufacturers Association” fizeram a
reunião sobre o rumo das velas de competição, adiada e remarcada para
ser nesse evento e esclarecer o caminho que será tomado… Aqui um breve
relato do Ary Pradi – Sol Paragliders sobre a definição, se é que houve
alguma? A temporada 2013 não deve ter modificação para o PWC ”
Paragliding Wolrd Cup” no quesito velas, somente recomendação na
utilização de 2 paraquedas de reserva… Sobre acidentes Goran o numero de
acidentes no PWC não mudou, para FAI ainda é grave a situação, no
campeonato europeu 2 acidentes que não acabaram em morte por sorte, os
pilotos foram até o chão impossibilitados de usar o reserva, mesmo seno o
EUROPEU mais rigoroso na seleção esse ano, a FAI – CIVL querem mais
regras dentro a homologação… Se vai ter novas regras na D ou uma nova
classe EN – EX não foi definida… O grande problema é a velocidade
maxima que está fora da realidade de segurança, os colapsos em
velocidade maxima são dificilmente controláveis… Um grupo de fabricas
vão criar um grupo de trabalho para segerircontroles de velocidade… A
Flymaster também está nesse grupo… Goran disse também que muitos pilotos
TOP não voaram o PWC este ano e todas as etapas entraram muitos da
lista de espera, talvez vão limitar a participação do PWC e MUNDIAL os
500 ou 400 primeiros do ranking, a FAI tem uma posição que o campeonato
deve ser feito com os melhores pilotos e melhores velas ou seja ganha o
melhor piloto na melhor vela e o modelo atual não é condizente e que se
tiver mais fabricas embarcando nesse modelo pode ser que sirva, mas no
momento não surtiu o efeito desejado… Para a temporada 2013 a Sol
Paragliders não fará nada nesse sentido, alguns PROTOS e TESTES talvez
para ver se existe espaço para apresentar algo realmente novo, porém
fazer algo que não esteja a altura e só irritar pilotos e fabricantes,
veja as velas que não tem maior aceitação é dinheiro jogado fora que
poderia ser usado na promoção do esporte, o campeonato europeu não teve
nenhum patrocinio, nada de patrocinador, patrocinador externo ou algo
substancial, estamos virando uma competição de nada, dentro de um poço!…
De um lado não é ruim se todo mundo voa apenas uma marca como neste
ano, ganhou o melhor piloto, eu achei bom neste sentido, ninguém pode
falar, mas aconteceu uma coisa no EUROPEU que o pessoal da apuração me
disse… Tinha um piloto que voava 4-5km/hora a mais com uma vela M, mais
do que qualquer outro… Ficou nitido em todas as provas e todas as
tiradas.. Parece que vai começar a temporada com ajustes… No mais não
acredito que vai ter algo substancial para o ano que vem, não sei se tem
tempo habil para colocar restrições dentro das velas D para o Mundial,
talvez um regulador de velocidade, melhorar o controle e 2 reservas, não
deve passar disso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário