Enviado por: "Kurt Stoeterau" kurtindoasnuvens@yahoo.com.br kurtindoasnuvens
Ter, 31 de Jul de 2012 9:22 am
Foi bom o Scatolin ter nos passado um esclarecimento do Tio Dú, do porquê do reserva: TWIST
Mas antes de falar do twist...
Compartilho a opinião dos que viram a coisa começar com um grande colapso(para mim um front parcial, já que foi praticamente no centro da vela) com quem também viu isso.
Logo em seguida pareceu que a vela entrou em estol/parachutagem. Vale frisar que após um front(também chamado front-stall, pois a asa como que estola, pára de voar por deformação aerodinâmica)
Aquelas expressões "acionar os freios para segurar a vela, voar travadinho, ou mesmo acionar cerca de 20 % dos freios em turbulência "são danosas em situações como esta, e em várias outras, o que justamente impede a vela de voar, podendo até iniciar uma cascata após um estol inadvertido,
O uso dos freios depende da análise de um contexto:
O que significa 20 % de freios? Significa 1/5 do seu curso total? 100% de freios significa os freios enterrados lá em baixo?
A resposta para as três perguntas é NÃO.
O que é 100% de freios? Depende do contexto.
Nesse sentido com pouco acionamento de freios os 100%(estol) podem ser facilmente atingidos em contextos diferentes da vela voando sobre a cebeça e com vento relativo padrão(38/40km/
A quantidade de freios se relaciona a um contexto.
Se 100% de freios significa um estol, então por exemplo, durante um grande pêndulo de recuo(onde o ângulo de ataque é maior, e onde o vento relativo está decrescendo)
Portanto, após um estol configurado, por exemplo, logo após um front, mesmo os "20%" de freios acionados(e esse percentual só corresponde ao voo normal, com ângulo de ataque e vento relativo padrões), podem significar 100 % de freios.
Mas no caso do Tio Dú, se foi o twist que resultou na decisão pelo reserva, cabe mais uma ressalva:
Em situações mais apimentadas, manter as pernas esticadas na selete carenada - ou mesmo para quem gosta esticar as pernas no apoio de pé - é pedir para twistar.
Em situações de reações mais dinâmicas do parapente as pernas devem estar encolhidas ao máximo, justamente para minimizar as chances de twist.
Nos cursos sobre a água que ministro, chego inclusive a usar um truque que ajuda esses pilotos carenados, ou que gostam de voar com as pernas esticadas:
Consiste em encolher as pernas sob a selete, e imaginar que é preciso segurar dois cheques de R$100.000,00(
Percebi que depois que essa técnica psicológica foi adotada, ainda assim parece não ter surtido muito efeito, e a maioria dos pilotos acaba ficando R$200.
O vício de permanecer com as pernas esticadas em situações mais apimentadas e dinâmicas é um grande responsável pelo lançamento de reservas.
Consciência, diversão e encantamento nos voos !
Kurt W. Stoeterau
www.parapenteobedie
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