Já estava observando a algum tempo, pilotos utilizando esse equipamento, mas era apenas os que levavam a tecnologia e taticas de voo a sério, competidores principalmente, não que ele fosse exclusivo para eles, mas como toda tecnologia eles é que utilizavam com frequência conectado no Palm, agora tem até tela de 7 polegadas sendo utilizadas, acho que virou febre… Tem até consultores no assunto nesse caso o piloto Guilherme Vacilotto e viva a tecnologia!
Bom dia, China, muito obrigado. Faz dias que o Leandrão pede que eu entre em contato contigo, mas outros compromissos me deixaram um pouco em compasso de espera… Deixa eu te explicar um pouco: Cerca de um ano atras conversando com um colega, demonstrei interesse no Compass. Este me falou que tinha um maluco na internet divulgado um software q rodava em GPS de carro, que era muito parecido… Entrei no site, baixei… e o software logo de início é um monstro… Tem números pra tudo quanto é lado, siglas (algumas da aviação, que me facilitou um pouco), desenhos, linhas e do nada se tu tocava na tela em algumas partes sumia tudo heheheh. Realmente não foi fácil… Baixei manuais em inglês, alemão, italiano e fui a luta pois pelo que li na internet o LK era capaz de me fornecer as informações que faltavam nos equipamentos que eu possuía (76s e um flytech 4005) para o tipo de voo que estava fazendo (começando a competir)… Fui nos camelos e comprei o primeiro paguei coisa de R$ 200,00. Instalei, configurei, aprendi a montar provas passeando de carro na cidade e apareci no primeiro campeonato com um GPS de carro com um carregador solar (Parecia as geringonças do professor pardal)….Todo mundo me olhou atravessado e continuam olhando… A condição estava péssima… a prova tinha um Start a frente próximo, o primeiro pilão era na rampa e após a prova saia para a esquerda. Decolei entre os últimos e vi todos meus colegas contornando um trecho de cordilheira mesmo tendo altura pra passar por cima. Quando cheguei no momento de decidir se passava por cima ou contornava o LK me informava que eu passaria por cima com folga de 50m e pousaria a frente daqueles q contornaram. Não preciso comentar da atitude suicida que tomei, pois apostei todas fichas na informação recebida de um equipamento que era novidade e nem sabia se podia confiar. Resultado passei por cima de todos os que contornaram, já em solo, com uma certa folga. Pena que a prova não foi validada, mas foi meu primeiro pódium no paraglider hehehe… A partir deste campeonato a coisa tomou outro rumo, pois eu apenas tinha aprendido a configurar e usar em provas, mas haviam muitas outras funções que nem noção eu tinha, haviam áreas q eu tocava na tela e me perdia. Aprendi a gerar mapas, espaços aéreos condicionados, analisar o voo durante o mesmo, navegar nos voos por diversão… Fui então a Jaraguá-GO onde o LK me ajudou bastante. Montei mapa da região, espaço aéreo (tinhamos Anápolis e Goiania numa das rotas de cross) e waypoints nas principais rotas. Logo no primeiro voo fiquei sem pilhas no 76S e tive que por a prova o LK, o resultado foi positivo em um voo de uns 40Km. Após veio o voo de 5:52h e 115Km que permitiu utilizar cada detalhe do LK e funções que são ativas só em voo (Speed to Fly, MCready, Orbiter, etc…). Ahh faltou um detalhe, não declarei o mapa de espaço aéreo nesse dia… fiz uma lambança… quando dei conta ja estava 2 Km pra dentro da terminal do aeroporto, mas quebrei meu recorde… Dai em diante me dediquei a preparar o LK para o campeonato Gaúcho. Consegui contato direto com um dos programadores do LK (acreditem, eles aceitam sugestões e modificam mesmo) o mostro do início do texto já era então amigável… O primeiro que me solicitou o LK foi o Leandro, passei algumas dicas e logo no primeiro voo ele ficou impressionado com a resposta das informações de térmica. Então percebi que se o Leandro que é um cara conhecedor e sabe ser criterioso nos comentários está gostando o produto é vendável. Comprei mais alguns GPSs e comecei a emprestar para meus amigos com a prova configurada e tudo… era só voar…Os mesmos pousavam e perguntavam quanto custava… Surgiu a oportunidade…Mas como vender um programa que é de graça, open source??? Já que o programa é complexo, difícil de entender e configurar, por que não vender o conhecimento??? Então comecei a desenvolver tutoriais, mapas, polares, perfis para cada região e tipo de voo. Comecei a vender um pacote composto de:
- Instalação
- Configuração personalizada (conforme vela)
- Protetor solar
- Alimentador
- Atualizações e
- Todo auxilio necessário para deixar o usuário independente (tutoriais e aulas na rampa).
A coisa não parou por ai. Voadores de asa me solicitaram equipamentos e demonstração (que foi onde surgiu a apresentação que publicaste) o resultado inicial já foi bom mas veremos mesmo neste final de semana que irei empresar meus GPSs para pilotos de ponta na final do Campeonato Gaúcho de Voo Livre… Tenho que corrigir alguns slides destes que publicaste assim que terminar te envio… Anexo te mando o tutorial das funções básicas do LK (LK8000 – 1 COMANDOS GERAIS=A.pdf). Já tira o pavor inicial hehehe… E estou te mandando um outro para substituir o que publicasse (Computador de Voo Tático.pdf).
Muito obrigado novamente.
att,
Guilherme Vianna Vacilotto
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