quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trimmer e Acelerador relato de um piloto de competição


Trimmers: bom recurso, saiba o que são e como usar!
Os trimmers, são recursos de regulagem( neutro, caçado ou aberto)  colocados nos tirantes de alguns parapentes, seja pra facilitar a decolagem(alguns duplos), pra melhorar a performance em térmicas fracas e a velocidade( competitions) e também pra facilitar o pouso(menor velocidade de aproximação). As posições do trimmer alteram o ângulo de ataque do parapente:  quando caçado o ângulo de ataque diminui, o parapente voará mas lento(mais próximo da velocidade de stol – cuidado com essa configuração, principalmente no pouso; mas em condições de turbulência, caçar o trimer pode passar uma falsa impressão de segurança, e o parapente vai ficar cabeceando pra voltar ao ponto neutro, tornando a pilotagem mais difícil); quando aberto, o ângulo de ataque aumenta e o parapente voará mais rápido, cuidado com esse configuração em turbulências, o parapente fica muita mais suscetível a colapsos e será de mais difícil recuperação. Nem todos os parapentes tem trimmer,  e nem todos que  tem,  possuem  as 3 posições citadas.Existem trimmers de apenas caçar, utilizados para melhorar a pilotagem durante a enroscada( o WRC da Swing é assim-neutro ou caçado). Existem trimmers que vc apenas solta( o K3 é assim, visando apenas aumento da velocidade-perfomance). E existem trimmers nas 3 posiçoes, caso do meu FR5. Decolagem sempre com ele no neutro). Já durante o vôo, a utilização dele é bem abrangente: em condições muito fracas,  o trimmer caçado vai aumentar suas chances de encontrar uma térmica e de conseguir enroscar nas bolhinhas, pois diminui sua velocidade mínima de vôo( fica mais fácil sentir as bolhinhas e voce consegue enroscar sem ter que atuar tanto nos freios,  não causando aquele efeito pendular que tira sua taxa de subida). Na tiradas, o trimmer é usado pra aumentar o velocidade do parapente sem ter que acelerar com pé( o meu chega a dar 12km/h a mais com trimmer aberto). Sua utilização ou não vai de piloto pra piloto, pois um colapso com o trimmer aberto tende a ser de mais difícil recuperação. A combinação de trimmer e acelerador pode ser ainda mais perigosa; tanto que as fábricas recomendam sua utilização para longas tiradas( que você esteja  alto e assim terá maiores chances de recuperação em caso de colapsos). Eu, particularmente, utilizo os trimmers  até mesmo para diminuir o peso dos batoques depois de horas de vôo em  que a fadiga muscular começa a incomodar durante as enroscadas.  Uso em todas as tiradas, pois o meu sistema de aceleração tem um primeiro degrau pesado e a liberação do trimmer passa essa fase, facilitando acelerar e me manter acelerado e para pousar, pois geralmente o parapente chega muito rápido e o trimmer caçado ajuda a chegar mais lento no pouso. O assunto é muito vasto, mas o certo é que vc que tem um parapente com trimmer,  deve consultar o seu manual para saber do seu funcionamento e depois colocar as posições em prática e ver o que muda, ou seja, só voando pra saber o que é ou não melhor e o que vai ou não te colocar com mais conforto e performance ou  em perigo.
P.S.: vários pilotos costuman caçar apenas um lado durante a enroscada( geralmente o lado de dentro), cuidado pra não esquecer e sair voando com um lado caçado e outro no neutro ou aberto, os efeitos podem ser nada agradáveis!!!!
Bons vôos e bons testes com seus  trimmers!!!! Abrass!
Clayton Resende(Claytim) – Airwave Competition Team

Retirado do Blog 
http://airboysteam.com/?p=2865

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